O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, apresentou-se quinta-feira, 4/10, em conferência realizada na Sala Luiz Roberto Claudino (antiga Sala Osasco, anexa ao Paço Municipal), balanço dos primeiros 100 dias de governo.
O evento contou com as presenças da primeira-dama, Gabi Pessoa, do vice-prefeito Lau Alencar e da esposa Dulce, do presidente da Câmara, Carmônio Bastos (representando os demais membros do Legislativo), do ex-prefeito Rogério Lins e da esposa, Aline Lins, do deputado estadual Rogério Santos, do padre Rodrigo Sousa, da paróquia Santa Teresinha, secretários municipais e adjuntos, diversos setores da Administração Municipal, e representantes de entidades da sociedade civil.
Na abertura da cerimônia, o padre Rodrigo fez uma breve oração obtendo vitórias às autoridades municipais e aos osasquenses e disse acompanhar as ações do governo osasquense. "Notamos que este é um governo que respeita as diversas denominações religiosas, que promove ações distintas ao bem-estar das famílias e pelos menos favorecidos. Peço a Deus que continue o abençoando e te dê (Gerson Pessoa) sabedoria para continuar fazendo o melhor pela cidade".
Gerson Pessoa agradeceu as vitórias do sacerdote e também aos servidores e secretários municipais que nesses 100 dias de governo o tem ajudado a governar a cidade. “Esses dias são simbólicos para qualquer gestão. Esse é um período que serve para avaliar os caminhos que seguimos até aqui e, se preciso, traçar alguma mudança de rota. Os avanços que obtivemos nesses 100 dias mostram que temos um tempo diferenciado. Nós fizemos o planejamento e cada um de vocês, em sua área, tem feito o seu melhor”.
O chefe do Executivo também agradeceu a presença de vereadores e a contribuição na aprovação de projetos de interesse dos municípios. "Sou muito grato aos nossos vereadores, porque entendemos que, juntos, podemos fazer mais pela cidade. Agradeço também que, por meio de emendas impositivas, destinamos recursos (cerca de R$ 15 milhões) para aplicarmos na área da Saúde".
Na sequência, Gerson Pessoa listou algumas das realizações dessas mais de três meses de mandato, como a confirmação junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado de que Osasco contará com apoio para a criação de uma Delegacia de Defesa da Mulher 24 horas, e a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na zona Norte (o município doará o terreno e o Estado arcará com as obras). A outra unidade fica na zona Sul.
O Estado, segundo o prefeito, também se comprometeu a mobiliar a Cidade da Polícia, já em construção, na Vila Yolanda, que abrigará 7 delegacias, entre elas a do Idoso e a Mulher, e a Guarda Civil Municipal, e o Centro de Operações Integradas (COI), que monitoram diversos pontos da cidade com câmeras.
Também citou outras ações realizadas no período, como a entrega da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vasco da Rocha Leão, no Jardim Veloso, e apresentação do primeiro Pronto Atendimento 24h de Osasco, localizado na UBS Emília Cosme Cerqueira, no Jardim Munhoz Júnior, além da reforma do Hospital e Maternidade Amador Aguiar.
Na área da Educação, por exemplo, houve a entrega do novo CEMEI Jonias Martins dos Santos de Jesus, no Jardim Jaguaribe, além da entrega de 70 mil kits de material e 70 mil kits de uniforme escolar aos estudantes da rede municipal.
Outras benfeitorias também estão previstas para os próximos meses, como a reforma da rodovia municipal, construção da primeira Escola do Futuro (obras já em andamento) no Jardim D'Ávila, entrega do Hospital da Criança e da Mulher (Jardim Piratininga) e reforma do Pronto Atendimento do Novo Osasco.
Durante o evento, também foi apresentado um vídeo com depoimentos de municípios com suas receitas sobre a gestão municipal. Entre as pessoas ouvidas, mães de alunos agradecendo o fato de suas crianças receberem material, uniforme escolar e cadernos para os estudos; beneficiários do programa Nosso Futuro, maior programa municipal de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social; e também de idosos que frequentam as atividades oferecidas pelo CATI (Centro de Atenção à Terceira Idade), no Jardim Bela Vista, que passaram por ampla reforma, cujas obras foram entregues em fevereiro deste ano.
Erico Sifronio - 1º de Maio: Dia de Luta e Celebração da Classe Trabalhadora no Campo de Bagatelle